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​Conheça os produtos para laboratórios de máquinas elétricas  da nossa representada francesa Langlois-France disponíveis nas  potências  90W, 300 W-1,5 kW e 3,0 kW . Uma vasta gama de acessórios, instrumentação, mobiliário técnico e software de suporte  
A Langlois tem uma variedade de conjuntos (Pack) para o estudo de máquinas elétricas rotativas abordando diferentes temas. Em seguida descrevemos os conjuntos completos (incluem instrumentação, cabos e qd aplicável software) para máquinas elétricas de 1,5 kW em corrente alterna e corrente continua. Existem ainda algumas versões de 300W e 3000W. Estes conjuntos (packs) constituídos por  peças separadas que se colocam numa mesa ou bancada  podem também ser fornecidos na versão de modular 
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CONJUNTO COMPLETO PARA O ESTUDO DO MOTOR ASSÍNCRONO 1500 W COM ANÁLISE DOS RESULTADOS E CURVA DE FUNCIONAMENTO EM COMPUTADOR
MODELO PACK- AC1

Este Kit (grupo motor + acessórios) permite o estudo do motor assíncrono trifásico com rotor em curto circuito (ou em gaiola) 230/400V 1,5 kW. Podem ser levantadas várias curvas de características assim como as características de carga do motor através de um PC.
​PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO:
Um variador de velocidade, conversor de frequência a V/ F constante, comanda a velocidade de rotação dos motores seguindo determinadas rampas de aceleração ou de desaceleração. Uma alimentação trifásica disponível sob rodízios também pode ser utilizada para alimentar o motor em vez do variador. Um freio electromagnético de 1500 W simula a carga do motor numa gama de 0 a 125% da carga nominal. Um sensor de binário sem escovas (não necessita de qualquer tipo de manutenção), permite o levantamento dos diferentes valores de binário enquanto que um dínamo taquímetro fornece um sinal proporcional (imagem) da velocidade de rotação do motor.
O módulo de grandezas eléctricas com 3 visores digitais mede a tensão, a corrente e a potência absorvida pelo motor. O módulo de grandezas mecânicas com 3 visores digitais mede o binário, a velocidade de rotação e a potência útil do motor. Todas estas grandezas assim como as curvas de carga podem ser visualizadas em tempo real em computador e em seguidas ser impressas em papel.
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TRABALHOS PRÁTICOS POSSÍVEIS DE REALIZAR COM ESTE KIT
Estudo da ligação estrela/triângulo do motor assíncrono:
  • Compreensão e realização das ligações com a cablagem do motor;
  • Medidas e comparação dos diferentes valores da tensão e da intensidade conforme o tipo de ligação escolhido;
  • Levantamento das características no computador.
Estudo do funcionamento do motor comandado pelo variador de velocidade:
  • Compreensão e realização das ligações com a cablagem do variador ao motor;
  • Regulação dos parâmetros do variador;
  • Regulação dos parâmetros de aceleração e desaceleração da velocidade de rotação do motor;
  • Levantamento das características, em computador, da velocidade de rotação em função do tempo.
Estudo de funcionamento do motor em vazio, em carga e em sobrecarga, utilizando a alimentação trifásica 230/400 V CA:
  • Rever a teoria e as fórmulas matemáticas sobre o motor assíncrono;
  • Compreensão e realização da cablagem do motor e aparelhos de medida e supervisão.
Cálculo das grandezas eléctricas e mecânicas do motor a partir da sua placa sinalética tais como :
  • Velocidade de sincronismo;
  • Deslizamento;
  • Potência absorvida;
  • Potência reactiva;
Levantamento de uma tabela de cálculos e das medidas das grandezas eléctricas e mecânicas efectuadas em diferentes situações de carga motor:
  • Corrente absorvida;
  • Velocidade de rotação;
  • Binário motor;
  • Potência aparente;
  • Deslizamento;
Observar no computador e comentar as diferentes curvas de carga do motor;
Comparar os cálculos teóricos dos valores com aqueles obtidos quando de ensaios do motor;
Traçar as características a partir dos dados do motor tais como:
  • Binário em função da velocidade (ou de outra variável);
  • Binário em função da potência útil (ou de outra variável);
  • Rendimento em função da potência útil (ou de outra variável);
  • Potência reactiva em função da potência útil (ou de outra variável);
  • Corrente em função da potência útil (ou de outra variável);
  • Factor de potência em função da potência útil (ou de outra variável);
  • Velocidade de rotação em função da potência útil (ou de outra variável);
  • Deslizamento em função da potência útil (ou de outra variável).
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CONJUNTO COMPLETO PARA O ESTUDO DO MOTOR ASSÍNCRONO E DO ALTERNADOR TRIFÁSICO 1500 W
MODELO PACK-AC2

Este Kit (grupo motor + acessórios) permite o estudo do motor assíncrono trifásico com rotor em curto circuito (ou em gaiola) 230/400V, 1,5 kW, tendo como carga um alternador trifásico de 1,5 kW, as características de carga são obtidas e traçadas a partir de medidas efectuadas por diversos aparelhos de medida analógicos e digitais
​PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO:
Um motor assíncrono alimentado por uma fonte 3 x 400V, tem como carga um alternador. A potência eléctrica gerada pelo alternador é debitada, seja para uma carga resistiva regulável, seja para uma rede pública. A potência absorvida pelo motor é medida a partir do método das duas potências utilizando um comutado de wattímetro e um wattímetro analógico. A tensão e a intensidade absorvida pelo motor são obtidas com um voltímetro e um amperímetro analógicos. No lado alternador as grandezas eléctricas tais como a potência, a tensão e a intensidade fornecidas são medidas com um wattímetro digital com 3 visores. Um sensor de binário sem escovas (não necessita de qualquer tipo de manutenção), permite o levantamento dos diferentes valores de binário enquanto um dínamo taquímetro fornece um sinal proporcional (imagem) da velocidade de rotação do motor. O módulo de grandezas mecânicas com 3 visores digitais mede o binário, a velocidade de rotação e a potência útil do motor. 
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TRABALHOS PRÁTICOS POSSÍVEIS DE REALZIAR COM ESTE KIT
​ESTUDO DO MOTOR ASSINCRONO
  • Estudo da ligação estrela/triângulo do motor assíncrono
  • Compreensão e realização das ligações com a cablagem do motor
  • Medidas e comparação dos diferentes valores da tensão e da intensidade conforme o tipo de ligação escolhido
  • Estudo do método das duas potências
  • Compreensão e realização das ligações com a cablagem
  • Medida das potências P1 /P2
  • Cálculo da potência total, velocidade total absorvida pelo motor
  • Estudo do funcionamento do motor em vazio, em carga e em sobrecarga utilizando o alternador 
  • Rever a teoria e as fórmulas matemáticas sobre o motor assíncrono
  • Compreensão e realização da cablagem motor e aparelhos de medida 
  • Cálculo das grandezas eléctricas e mecânicas do motor a partir da sua placa sinalética tais como:
  • Velocidade de sincronismo número de pares de pólos do motor
  • Deslizamento binário útil
  • Potência absorvida rendimento
  • Potência reactiva potência aparente
  • o Realização de uma tabela de cálculos e das medidas das grandezas eléctricas e mecânicas efectuadas em diferentes situações de carga motor.
  • Corrente absorvida potência absorvida
  • Velocidade de rotação potência útil
  • Binário motor factor de potência
  • Potência aparente potência reactiva
  • Deslizamento rendimento
  • Comparação do cálculo teórico dos valores com aqueles obtidos quando dos ensaios do motor
  • Traçar as características a partir dos dados do motor tais como:
  • Binário em função da velocidade (ou de outra variável)
  • Binário em função da potência útil (ou de outra variável).
  • Rendimento em função da potência útil (ou de outra variável).
  • Potência reactiva em função da potência útil (ou de outra variável).
  • Corrente em função da potência útil (ou de outra variável).
  • Factor de potência em função da potência útil (ou de outra variável).
  • Velocidade de rotação em função da potência útil (ou de outra variável).
  • Deslizamento em função da potência útil (ou de outra variável).
  • Análise dos resultados e conclusão
ESTUDO DO ALTERNADOR
  • Estudo da ligação estrela/triângulo do motor assíncrono
  • Compreensão e realização das ligações com a cablagem do motor
  • Medidas e comparação dos diferentes valores da tensão e da intensidade conforme o tipo de ligação escolhido
  • Estudo do funcionamento do alternador em vazio, em carga e em sobrecarga utilizando uma carga resistiva
  • Rever a teoria e as fórmulas matemáticas sobre o alternador
  • Compreensão e realização da cablagem do alternador com os aparelhos de medida 
  • Levantamento e traçado das características do ciclo de histerese do circuito magnético
  • Cálculo das grandezas eléctricas e mecânicas do alternador a partir da sua placa sinalética tais como:
  • Número de pares de pólos potência fornecida
  • Deslizamento binário útil
  • Potência absorvida pelo circuito magnético as perdas de Joule
  • Realização de uma tabela de cálculos e das medidas das grandezas eléctricas e mecânicas efectuadas em diferentes situações de carga.
  • Comparação dos resultados teóricos com os obtidos experimentalmente
  • Traçado da curva característica de carga do alternador : tensão em função da corrente fornecida
  • Cálculo da queda de tensão em função da carga
  • Traçado teórico das cargas capacitivas e indutivas em comparação com a carga resistiva
  • Análise dos resultados e conclusão.
  • Estudo do funcionamento do alternador sincronizado com a rede pública
  • Compreensão e realização da cablagem do alternador sobre a rede.
  • Utilização do variador de velocidade
  • Utilização do sincronoscópio 
  • Sincronização com a rede
  • Estudo do funcionamento do alternador em curto-circuito:
  • Fazer a recolha dos valores da corrente de curto-circuito com a corrente da roda polar
  • Traçado da característica
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CONJUNTO COMPLETO PARA O ESTUDO DO MOTOR DE CORRENTE CONTINUA 1500 W
​MODELO PACK- DC1

​PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO:
Uma alimentação de potência com duas saídas independentes variáveis de 0 a 220 V cc alimenta o induzido e o indutor do motor. Um reóstato de arranque permite o arranque do motor com protecção contra o risco de embalamento.
O motor tem como carga um freio electromagnético de 0 a 125% a carga nominal. O sensor de binário sem escovas (por isso sem manutenção), fornece um sinal proporcional (imagem) do binário dinâmico. O dínamo taquímetro gera um sinal (10 V / 1000 rpm) imagem da velocidade .
Com os aparelhos de medida fornecidos é possível traçar as características de carga do motor.
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TRABALHOS PRÁTICOS POSSÍVEIS DE REALIZAR COM ESTE KIT
  • Estudo dos esquemas de ligação em excitação shunt e em excitação separada (independente).
  • Compreensão e realização das ligações com a cablagem do motor conforme o tipo de excitação escolhido
  • Medidas e comparação dos diferentes valores da tensão, da intensidade e da potência absorvida conforme o tipo de excitação escolhido.
  • Método do cálculo para determinar o valor da resistência 
  • Do reóstato de arranque
  • Do reóstato de excitação
  • Estudo do funcionamento do motor em vazio, em carga e em sobrecarga em excitação separada ou em excitação shunt:
  • Rever a teoria e as fórmulas matemáticas sobre o motor de corrente continua
  • Compreensão e realização da cablagem motor e aparelhos de medida 
  • Realização de uma tabela com o cálculo e medidas das grandezas eléctricas e mecânicas do motor em diferentes situações de carga do motor:
  • Intensidade absorvida indutora/induzido
  • Potência absorvida indutora/induzido
  • Velocidade de rotação
  • Potência útil
  • Binário motor
  • Força contra electromotriz
  • Perdas de Joule no rotor
  • Rendimento
  • Traçado das características a partir das medidas motor tais como:
  • Velocidade de rotação em função da intensidade indutor
  • Velocidade de rotação em função da intensidade do induzido
  • Rendimento em função da intensidade do induzido
  • Binário em função da intensidade do induzido
  • Potência absorvida em função da intensidade do induzido
  • Análise dos resultados e conclusão
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CONJUNTO COMPLETO PARA O ESTUDO DO MOTOR E ALTERNADOR TRIFÁSICO 1500 W
MODELO PACK-DC2

Descarregue ficha técnica em PDF para este conjunto neste link
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Existem ainda disponíveis conjunto de máquinas elétricas de 1500 W e 3000 W sem inclusão de instrumentação.
Para mais informações contactar Engª Leonor Lobo através do e-mail leonorlobo@jroma.pt

localização de falhas em máquinas elétricas

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Sistema laboratorial para treino ou formação na pesquisa e diagnóstico de falhas em máquinas elétricas.
Descarregue folheto PDF neste link

SISTEMA PARA ESTUDO DO ARRANQUE DE MOTORES ELÉTRICOS

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Sistema laboratorial para treino ou formação sobre o estudo do arranque de máquinas elétricas. Descarregue o folheto em PDF neste link

​CONJUNTO PARA O ESTUDO DO REGIME HIPER-SÍNCRONO - PACK-HYPER 

Sistema constituído por 2 motores assíncronos montados no mesmo eixo de rotação.
Alguns dos objetivos didáticos deste conjunto são:
  • Estudo dos regimes hiposíncrono  e hipersíncrono de um motor assíncrono
  • Estudo do efeito da bateria de condensadores no valor do cos phi
  • Estudo da sincronização entre a máquina e a rede 
Para mais informações deste conjunto descarregue ficha técnica em PDF a partir deste link

​MOTORES DESMONTÁVEIS DE DEMONSTRAÇÃO

Os motores desmontáveis são motores com cárter aberto que poderão ser mecânica e electricamente configurados de forma a realizar, sem utilização de ferramentas especiais, diferentes motores e geradores. Os diferentes modos de funcionamento são obtidos por simples encaixe dos módulos desmontáveis. Ainda que alimentados por tensões não perigosas < 50 V ca  e < 100 V cc , a colocação  em tensão destas peças deverá ser realizada  por pessoal habilitado, com formação técnica, devido à inexistência de cárter e dos módulos encaixáveis.
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CONJUNTO DE CORRENTE ALTERNA - 48 VOLTS
A ligação  dos enrolamentos a uma caixa de terminais permite uma compreensão visual  do enrolamento das diferentes  máquinas eléctricas  e do respectivo funcionamento. O utilizador tem também a possibilidade de ver a  posição das escovas  e o seu deslocamento. 
​ CONJUNTO DE CORRENTE CONTINUA - 48 VOLTS
A ligação  dos enrolamentos a uma caixa de terminais didactizada permite uma compreensão visual  do enrolamento das diferentes  máquinas eléctricas  e do respectivo funcionamento. Os pólos  série podem ser adicionados ou retirados aos pólos shunts para se obter uma máquina compound. O utilizador tem também a possibilidade de ver a  posição das escovas  e o seu deslocamento.o separada
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equipamentos complementares para ensaios de máquinas rotativas

Clique nas imagens para aceder as informações dos equipamentos.
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ACESSÓRIOS PARA MÁQUINAS ELÉTRICAS
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AQUISIÇÃO DE DADOS
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INSTRUMENTAÇÃO DE MEDIDA
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FONTES DE ALIMENTAÇÃO
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CARGAS DIVERSAS
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variadores de velocidade
Mais informações no site da Langlois France em www.langlois-france.com

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Última atualização: Maio 2020
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