Conheça os produtos para laboratórios de máquinas elétricas da nossa representada francesa Langlois-France disponíveis nas potências 90W, 300 W-1,5 kW e 3,0 kW . Uma vasta gama de acessórios, instrumentação, mobiliário técnico e software de suporte
A Langlois tem uma variedade de conjuntos (Pack) para o estudo de máquinas elétricas rotativas abordando diferentes temas. Em seguida descrevemos os conjuntos completos (incluem instrumentação, cabos e qd aplicável software) para máquinas elétricas de 1,5 kW em corrente alterna e corrente continua. Existem ainda algumas versões de 300W e 3000W. Estes conjuntos (packs) constituídos por peças separadas que se colocam numa mesa ou bancada podem também ser fornecidos na versão de modular |
CONJUNTO COMPLETO PARA O ESTUDO DO MOTOR ASSÍNCRONO 1500 W COM ANÁLISE DOS RESULTADOS E CURVA DE FUNCIONAMENTO EM COMPUTADOR
MODELO PACK- AC1
Este Kit (grupo motor + acessórios) permite o estudo do motor assíncrono trifásico com rotor em curto circuito (ou em gaiola) 230/400V 1,5 kW. Podem ser levantadas várias curvas de características assim como as características de carga do motor através de um PC.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO: Um variador de velocidade, conversor de frequência a V/ F constante, comanda a velocidade de rotação dos motores seguindo determinadas rampas de aceleração ou de desaceleração. Uma alimentação trifásica disponível sob rodízios também pode ser utilizada para alimentar o motor em vez do variador. Um freio electromagnético de 1500 W simula a carga do motor numa gama de 0 a 125% da carga nominal. Um sensor de binário sem escovas (não necessita de qualquer tipo de manutenção), permite o levantamento dos diferentes valores de binário enquanto que um dínamo taquímetro fornece um sinal proporcional (imagem) da velocidade de rotação do motor. O módulo de grandezas eléctricas com 3 visores digitais mede a tensão, a corrente e a potência absorvida pelo motor. O módulo de grandezas mecânicas com 3 visores digitais mede o binário, a velocidade de rotação e a potência útil do motor. Todas estas grandezas assim como as curvas de carga podem ser visualizadas em tempo real em computador e em seguidas ser impressas em papel. |
TRABALHOS PRÁTICOS POSSÍVEIS DE REALIZAR COM ESTE KIT
Estudo da ligação estrela/triângulo do motor assíncrono:
Comparar os cálculos teóricos dos valores com aqueles obtidos quando de ensaios do motor;
Traçar as características a partir dos dados do motor tais como:
- Compreensão e realização das ligações com a cablagem do motor;
- Medidas e comparação dos diferentes valores da tensão e da intensidade conforme o tipo de ligação escolhido;
- Levantamento das características no computador.
- Compreensão e realização das ligações com a cablagem do variador ao motor;
- Regulação dos parâmetros do variador;
- Regulação dos parâmetros de aceleração e desaceleração da velocidade de rotação do motor;
- Levantamento das características, em computador, da velocidade de rotação em função do tempo.
- Rever a teoria e as fórmulas matemáticas sobre o motor assíncrono;
- Compreensão e realização da cablagem do motor e aparelhos de medida e supervisão.
- Velocidade de sincronismo;
- Deslizamento;
- Potência absorvida;
- Potência reactiva;
- Corrente absorvida;
- Velocidade de rotação;
- Binário motor;
- Potência aparente;
- Deslizamento;
Comparar os cálculos teóricos dos valores com aqueles obtidos quando de ensaios do motor;
Traçar as características a partir dos dados do motor tais como:
- Binário em função da velocidade (ou de outra variável);
- Binário em função da potência útil (ou de outra variável);
- Rendimento em função da potência útil (ou de outra variável);
- Potência reactiva em função da potência útil (ou de outra variável);
- Corrente em função da potência útil (ou de outra variável);
- Factor de potência em função da potência útil (ou de outra variável);
- Velocidade de rotação em função da potência útil (ou de outra variável);
- Deslizamento em função da potência útil (ou de outra variável).
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PARA MAIS INFORMAÇÕES TÉCNICAS E PREÇOS
CONJUNTO COMPLETO PARA O ESTUDO DO MOTOR ASSÍNCRONO E DO ALTERNADOR TRIFÁSICO 1500 W
MODELO PACK-AC2
Este Kit (grupo motor + acessórios) permite o estudo do motor assíncrono trifásico com rotor em curto circuito (ou em gaiola) 230/400V, 1,5 kW, tendo como carga um alternador trifásico de 1,5 kW, as características de carga são obtidas e traçadas a partir de medidas efectuadas por diversos aparelhos de medida analógicos e digitais
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO: Um motor assíncrono alimentado por uma fonte 3 x 400V, tem como carga um alternador. A potência eléctrica gerada pelo alternador é debitada, seja para uma carga resistiva regulável, seja para uma rede pública. A potência absorvida pelo motor é medida a partir do método das duas potências utilizando um comutado de wattímetro e um wattímetro analógico. A tensão e a intensidade absorvida pelo motor são obtidas com um voltímetro e um amperímetro analógicos. No lado alternador as grandezas eléctricas tais como a potência, a tensão e a intensidade fornecidas são medidas com um wattímetro digital com 3 visores. Um sensor de binário sem escovas (não necessita de qualquer tipo de manutenção), permite o levantamento dos diferentes valores de binário enquanto um dínamo taquímetro fornece um sinal proporcional (imagem) da velocidade de rotação do motor. O módulo de grandezas mecânicas com 3 visores digitais mede o binário, a velocidade de rotação e a potência útil do motor. |
TRABALHOS PRÁTICOS POSSÍVEIS DE REALZIAR COM ESTE KIT
ESTUDO DO MOTOR ASSINCRONO
- Estudo da ligação estrela/triângulo do motor assíncrono
- Compreensão e realização das ligações com a cablagem do motor
- Medidas e comparação dos diferentes valores da tensão e da intensidade conforme o tipo de ligação escolhido
- Estudo do método das duas potências
- Compreensão e realização das ligações com a cablagem
- Medida das potências P1 /P2
- Cálculo da potência total, velocidade total absorvida pelo motor
- Estudo do funcionamento do motor em vazio, em carga e em sobrecarga utilizando o alternador
- Rever a teoria e as fórmulas matemáticas sobre o motor assíncrono
- Compreensão e realização da cablagem motor e aparelhos de medida
- Cálculo das grandezas eléctricas e mecânicas do motor a partir da sua placa sinalética tais como:
- Velocidade de sincronismo número de pares de pólos do motor
- Deslizamento binário útil
- Potência absorvida rendimento
- Potência reactiva potência aparente
- o Realização de uma tabela de cálculos e das medidas das grandezas eléctricas e mecânicas efectuadas em diferentes situações de carga motor.
- Corrente absorvida potência absorvida
- Velocidade de rotação potência útil
- Binário motor factor de potência
- Potência aparente potência reactiva
- Deslizamento rendimento
- Comparação do cálculo teórico dos valores com aqueles obtidos quando dos ensaios do motor
- Traçar as características a partir dos dados do motor tais como:
- Binário em função da velocidade (ou de outra variável)
- Binário em função da potência útil (ou de outra variável).
- Rendimento em função da potência útil (ou de outra variável).
- Potência reactiva em função da potência útil (ou de outra variável).
- Corrente em função da potência útil (ou de outra variável).
- Factor de potência em função da potência útil (ou de outra variável).
- Velocidade de rotação em função da potência útil (ou de outra variável).
- Deslizamento em função da potência útil (ou de outra variável).
- Análise dos resultados e conclusão
- Estudo da ligação estrela/triângulo do motor assíncrono
- Compreensão e realização das ligações com a cablagem do motor
- Medidas e comparação dos diferentes valores da tensão e da intensidade conforme o tipo de ligação escolhido
- Estudo do funcionamento do alternador em vazio, em carga e em sobrecarga utilizando uma carga resistiva
- Rever a teoria e as fórmulas matemáticas sobre o alternador
- Compreensão e realização da cablagem do alternador com os aparelhos de medida
- Levantamento e traçado das características do ciclo de histerese do circuito magnético
- Cálculo das grandezas eléctricas e mecânicas do alternador a partir da sua placa sinalética tais como:
- Número de pares de pólos potência fornecida
- Deslizamento binário útil
- Potência absorvida pelo circuito magnético as perdas de Joule
- Realização de uma tabela de cálculos e das medidas das grandezas eléctricas e mecânicas efectuadas em diferentes situações de carga.
- Comparação dos resultados teóricos com os obtidos experimentalmente
- Traçado da curva característica de carga do alternador : tensão em função da corrente fornecida
- Cálculo da queda de tensão em função da carga
- Traçado teórico das cargas capacitivas e indutivas em comparação com a carga resistiva
- Análise dos resultados e conclusão.
- Estudo do funcionamento do alternador sincronizado com a rede pública
- Compreensão e realização da cablagem do alternador sobre a rede.
- Utilização do variador de velocidade
- Utilização do sincronoscópio
- Sincronização com a rede
- Estudo do funcionamento do alternador em curto-circuito:
- Fazer a recolha dos valores da corrente de curto-circuito com a corrente da roda polar
- Traçado da característica
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PARA MAIS INFORMAÇÕES TÉCNICAS E PREÇOS
CONJUNTO COMPLETO PARA O ESTUDO DO MOTOR DE CORRENTE CONTINUA 1500 W
MODELO PACK- DC1
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO:
Uma alimentação de potência com duas saídas independentes variáveis de 0 a 220 V cc alimenta o induzido e o indutor do motor. Um reóstato de arranque permite o arranque do motor com protecção contra o risco de embalamento. O motor tem como carga um freio electromagnético de 0 a 125% a carga nominal. O sensor de binário sem escovas (por isso sem manutenção), fornece um sinal proporcional (imagem) do binário dinâmico. O dínamo taquímetro gera um sinal (10 V / 1000 rpm) imagem da velocidade . Com os aparelhos de medida fornecidos é possível traçar as características de carga do motor. |
TRABALHOS PRÁTICOS POSSÍVEIS DE REALIZAR COM ESTE KIT
- Estudo dos esquemas de ligação em excitação shunt e em excitação separada (independente).
- Compreensão e realização das ligações com a cablagem do motor conforme o tipo de excitação escolhido
- Medidas e comparação dos diferentes valores da tensão, da intensidade e da potência absorvida conforme o tipo de excitação escolhido.
- Método do cálculo para determinar o valor da resistência
- Do reóstato de arranque
- Do reóstato de excitação
- Estudo do funcionamento do motor em vazio, em carga e em sobrecarga em excitação separada ou em excitação shunt:
- Rever a teoria e as fórmulas matemáticas sobre o motor de corrente continua
- Compreensão e realização da cablagem motor e aparelhos de medida
- Realização de uma tabela com o cálculo e medidas das grandezas eléctricas e mecânicas do motor em diferentes situações de carga do motor:
- Intensidade absorvida indutora/induzido
- Potência absorvida indutora/induzido
- Velocidade de rotação
- Potência útil
- Binário motor
- Força contra electromotriz
- Perdas de Joule no rotor
- Rendimento
- Traçado das características a partir das medidas motor tais como:
- Velocidade de rotação em função da intensidade indutor
- Velocidade de rotação em função da intensidade do induzido
- Rendimento em função da intensidade do induzido
- Binário em função da intensidade do induzido
- Potência absorvida em função da intensidade do induzido
- Análise dos resultados e conclusão
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PARA MAIS INFORMAÇÕES TÉCNICAS E PREÇOS
CONJUNTO COMPLETO PARA O ESTUDO DO MOTOR E ALTERNADOR TRIFÁSICO 1500 W
MODELO PACK-DC2 Descarregue ficha técnica em PDF para este conjunto neste link |
Existem ainda disponíveis conjunto de máquinas elétricas de 1500 W e 3000 W sem inclusão de instrumentação.
Para mais informações contactar Engª Leonor Lobo através do e-mail [email protected]
Para mais informações contactar Engª Leonor Lobo através do e-mail [email protected]
localização de falhas em máquinas elétricasSistema laboratorial para treino ou formação na pesquisa e diagnóstico de falhas em máquinas elétricas. Descarregue folheto PDF neste link |
SISTEMA PARA ESTUDO DO ARRANQUE DE MOTORES ELÉTRICOSSistema laboratorial para treino ou formação sobre o estudo do arranque de máquinas elétricas. Descarregue o folheto em PDF neste link |
CONJUNTO PARA O ESTUDO DO REGIME HIPER-SÍNCRONO - PACK-HYPER
Sistema constituído por 2 motores assíncronos montados no mesmo eixo de rotação.
Alguns dos objetivos didáticos deste conjunto são:
Para mais informações deste conjunto descarregue ficha técnica em PDF a partir deste link
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MOTORES DESMONTÁVEIS DE DEMONSTRAÇÃO
Os motores desmontáveis são motores com cárter aberto que poderão ser mecânica e electricamente configurados de forma a realizar, sem utilização de ferramentas especiais, diferentes motores e geradores. Os diferentes modos de funcionamento são obtidos por simples encaixe dos módulos desmontáveis. Ainda que alimentados por tensões não perigosas < 50 V ca e < 100 V cc , a colocação em tensão destas peças deverá ser realizada por pessoal habilitado, com formação técnica, devido à inexistência de cárter e dos módulos encaixáveis.
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CONJUNTO DE CORRENTE ALTERNA - 48 VOLTS
A ligação dos enrolamentos a uma caixa de terminais permite uma compreensão visual do enrolamento das diferentes máquinas eléctricas e do respectivo funcionamento. O utilizador tem também a possibilidade de ver a posição das escovas e o seu deslocamento.
CONJUNTO DE CORRENTE CONTINUA - 48 VOLTS
A ligação dos enrolamentos a uma caixa de terminais didactizada permite uma compreensão visual do enrolamento das diferentes máquinas eléctricas e do respectivo funcionamento. Os pólos série podem ser adicionados ou retirados aos pólos shunts para se obter uma máquina compound. O utilizador tem também a possibilidade de ver a posição das escovas e o seu deslocamento.o separada
A ligação dos enrolamentos a uma caixa de terminais permite uma compreensão visual do enrolamento das diferentes máquinas eléctricas e do respectivo funcionamento. O utilizador tem também a possibilidade de ver a posição das escovas e o seu deslocamento.
CONJUNTO DE CORRENTE CONTINUA - 48 VOLTS
A ligação dos enrolamentos a uma caixa de terminais didactizada permite uma compreensão visual do enrolamento das diferentes máquinas eléctricas e do respectivo funcionamento. Os pólos série podem ser adicionados ou retirados aos pólos shunts para se obter uma máquina compound. O utilizador tem também a possibilidade de ver a posição das escovas e o seu deslocamento.o separada
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Mais informações no site da Langlois France em www.langlois-france.com
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